Nós somos de Recife e em 2014 nos mudamos para o Senegal junto com os nossos filhos com o objetivo de servir ao povo do Senegal através de iniciativas de empreendedorismo social.

Abrimos um Instituto e o chamamos DORCAS como uma homenagem a uma mulher cuja história está registrada na Bíblia no livro de Atos capítulo 9, versículos 36 – 42. Ela era conhecida pelo amor que tinha pelos necessitados de sua cidade, não medindo esforços para cuidar deles e garantir o seu bem-estar.

Esse amor era tão grande que após sua morte, as viúvas imploraram aos discípulos que fizessem alguma coisa, porque sem ela ficariam todos desamparados. E assim, pelo poder do Espírito de Deus, ela foi trazida de volta à vida para seguir em frente com a sua obra. Assim como Dorcas, temos como compromisso servir de suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Senegal.

Nossa área de atuação é o ensino, porque cremos na educação como ferramenta para fortalecer pessoas, ampliando sua visão de mundo e ajudando-as a desenvolver todo o seu potencial.

Começamos com uma turma de Informática em um espaço cedido pela igreja, que depois se mudou para a garagem de nossa casa, até que em 2016 o Instituto saiu de nossa casa e passou a funcionar em um espaço próprio na capital do país, Dakar.

Nosso carro-chefe é a formação de informática de um ano, que compreende desde o nível básico até o avançado. No final da formação, nossos alunos estão prontos para trabalhar como técnicos de informática. Nosso diferencial são os preços populares, aliados à excelência no ensino. Hoje já contamos com uma equipe de trabalho composta de jovens senegaleses formados em nosso Instituto. Com o lucro das nossas aulas e doações em dinheiro que recebemos, concedemos bolsas para estudantes de baixa renda, com incentivos especiais para garotas, a fim de diminuir as desigualdades de gênero, tão marcantes no país.

Além disso, atualmente estamos construindo uma escola em uma pequena cidade chamada Thiadiaye, distante 2 horas da capital. Essa cidadezinha é cercada de aldeias e conta com mais de 400 crianças que não contam com nenhuma escola nos arredores. Os trabalhos de construção estão bem adiantados e pretendemos inaugurar nossa escola em 2020.

‍Missão

Empoderar pessoas em situação devulnerabilidade social e econômica através de uma formação de primeira linha em competências técnicas, acadêmicas, éticas e morais, bem como  desenvolver projetos de combate à pobreza e à desigualdade social no Senegal.

‍Valores

Reconhecimento e valorização da Dignidade e do Potencial de cada indivíduo;

Criação de um ambiente propício ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional;

Respeito pelas Pessoas;

Foco na Ética, na Integridade e na Disciplina;

Estímulo à Cooperação Trabalho em Equipe;

Ênfase na Excelência, na Responsabilidade e na Iniciativa como metas;

Promoção do Voluntariado e da Ação Social como responsabilidade de todos os funcionários e alunos.

‍Visão

Em um processo de aprendizagem com foco na prática, queremos facilitar o processo de construção de conhecimento dos nossos alunos, tornando-os responsáveis por seu próprio crescimento e capacitando-os para fazer a diferença no mercado de trabalho do Senegal, além de fomentar a ação social como estratégia de crescimento e integração para professores, alunos e funcionários.

Parceiros