Data: 27 de abril de 2021

Modou Diouf

 

Modou Diuf é uma criança de 11 que gosta de criar coisas a partir de material eletrônico quebrado. Lembrei um pouco da minha infância, das caixas que juntava cheia de cacarecos. Imediatamente remeti ao filme O Menino Que Descobriu o Vento, que conta a história de um menino do Malawi, na África. Curioso, muito bem criado pelos pais, cuja vida nunca foi fácil. Como se pode imaginar, num país com baixa expectativa de vida, alta mortalidade infantil, ele já podia se sentir um vitorioso aos 6 anos por conseguir ter à mesa, diariamente, a nsima, um bolo feito à base de fubá e água quente.

O menino frequentava clandestinamente a biblioteca da escola, que o expulsou por falta de pagamento (US$ 80 anuais). Com ajuda do livro “Using Energy”, fez um moinho de vento que acionou uma bomba para captar água do solo resseco da região onde morava. A engenhoca permitiu que o pai do menino, junto com toda a família, conseguisse romper uma violenta seca pós inundação que submetia os moradores de Malawi à fome e miséria sem nenhuma ajuda do governo.

O jovem tinha 14 anos e fez um moinho de cinco metros de altura utilizando uma bicicleta quebrada, uma pá de ventilador de trator, um velho amortecedor e árvores de eucalipto azuis. Depois de ligar o moinho de vento a uma bateria de carro para armazenamento, ele foi capaz de alimentar quatro lâmpadas e carregar os telefones celulares dos vizinhos. Este sistema foi ainda equipado com interruptores de luz caseiros e um disjuntor feito de pregos, fios e ímãs. O moinho foi depois ainda teve melhorias: passou a ter doze metros para melhor captar o vento acima das árvores em terceiro moinho bombeava água para irrigação.

 


Modou Diuf criou este ventiladorzinho a partir de um rádio, um motor de carrinho e faz tudo isso funcionar com uma bateria de celular que é carregada com energia solar, além de ter dois tipos de hélice (!!!). Me impressiona as mentes brilhantes que a África tem, chego a dizer que a África vai dominar o planeta! Vejo esse menino em uma faculdade de engenharia, brilhando! Ele anda 5 km todos os dias para ir à escola e acabou de ganhar uma bolsa integral em nosso curso de informática. Tenho certeza de que grandes coisas e feitos sairão dele!

Você também pode incentivar histórias como essas através de doações:
PIX: missaosenegal@gmail.com
PICPAY: picpay.me/carlinhossenegal
Banco do Brasil
Ag: 3108-9
Conta-corrente: 1000-6
Titular: Família Melo Missão
WHATSAPP :phone: +221774151171

English English Português Português
× Posso ajudar?